Cursos Eccos Recyclle


Levamos às empresas, o conhecimento e a visão histórica dos problemas centrais que afetam e ameaçam a sociedade global, identificando os desafios, riscos e oportunidades encarados pelas empresas e sociedade, para o desenvolvimento de um sistema econômico mais justo e sustentável.

I - HORTAS URBANAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Considerando-se o crescente Interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis, o cultivo de hortas no ambiente doméstico torna-se uma boa opção...

II - SUSTENTABILIDADE

O curso abordará uma visão histórica sobre os problemas centrais que afetam e ameaçam a sociedade global, identificando os desafios, riscos e oportunidades...

III – TÉCNICAS DE COMPOSTAGEM

A Lei 12.305/2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos obriga a todos os gestores públicos de municípios brasileiros assim como geradores de resíduos...

Outros temas específicos:

Criatividade e Inovação – Decodificando a natureza

O curso de Criatividade e Inovação abordará hábitos criativos, traços da personalidade criativa, criatividade e inovação aplicadas aos negócios, diferença e a ligação entre ambas. Durante a discussão, ainda serão levantadas questões sobre a potencial inovador de sua empresa e truques para criar cultura da criatividade e inovação. O homem e sua relação do com a natureza e o ecossistema. Sequência de Fibonacci e a Proporção de Ouro (também conhecida como Meio de Ouro, Seção de Ouro e Proporção de Ouro) representa a proporção de altura para largura. Perspectiva histórica e definição do termo “Lixo”, separação e detalhamento das dimensões do meio ambiente físico, a viabilidade econômica e a desigualdade social ; Kit reciclei, vantagens e usos do composto orgânico na produção caseira de alimentos, ervas medicinais e noções de produção orgânica em casa.

I - HORTAS URBANAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

I. APRESENTAÇÃO:

Considerando-se o crescente Interesse das pessoas em consumir alimentos frescos e saudáveis, o cultivo de hortas no ambiente doméstico torna-se uma boa opção para quem possui locais ociosos e está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio. Com isso, é possível aproveitar espaços vazios de corredores, varandas, sacadas e quintais para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, para o consumo familiar, de empresas, condomínios e escolas.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO :

MÓDULO 1 – EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA
Fases da revolução industrial e agricultura moderna, efeitos desse tipo de agricultura, agricultura natural como solução dos problemas.
MÓDULO 2 – PLANEJAMENTO DA HORTA
Estudo sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
MÓDULO 3 – COMPOSTOS ORGÂNICOS
Como produzir seu adubo orgânico em casa. Preparação e utilização dos compostos orgânicos.
MÓDULO 4 – PRÁTICAS DE MANEJO DO SOLO
O solo – conceitos, composição, atributos importantes para o manejo. Como melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
MÓDULO 5 – NUTRIAÇÃO, CALAGEM E ADUBAÇÃO ORGÂNICA
Elementos essências para as hortaliças e conceitos de adubação orgânica.
MÓDULO 6 – IMPLANTAÇÃO DA HORTA CASEIRA
Como cultivar em pequenos espaços as principais hortaliças.
MÓDULO 7 – TRATOS CULTURAIS
Rotação e consorciação de culturas, alelopatia. Quantidade correta de água que deve colocar na planta.
MÓDULO 8 – AS PRAGAS E AS DOENÇAS
Aprenda técnicas naturais de como fazer para evitar pragas e doenças na horta caseira.
MÓDULO 9 – COLHEITA E COMERCIALIZAÇÃO
Saiba como e a hora certa para colher as hortaliças.
MÓDULO 10 – NOÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Nutrição e saúde, com alimentos orgânicos. A importância das hortaliças na alimentação humana.

II - SUSTENTABILIDADE

Responsabilidade Social um Instrumento de competitividade

I. APRESENTAÇÃO:

O curso abordará uma visão histórica sobre os problemas centrais que afetam e ameaçam a sociedade global, identificando os desafios, riscos e oportunidades encarados pelas empresas e sociedade, para o desenvolvimento de um sistema econômico mais justo e sustentável. O mercado consumidor e a sociedade vivem um momento de transformações significativas, colocando novos desafios e oportunidades às empresas. Por um lado, há o cenário da sustentabilidade, com a necessidade de lidar com os limites de crescimento, a desigualdade em todas as suas formas e a intensa pressão sobre os recursos, o que tem levado empresas a repensar seu modelo de produção e buscar inovações para adaptar-se a esse contexto e que nos apresenta um perfil de consumidor cada vez mais comum, o consumidor consciente.

II. OBJETIVOS:

O objetivo é identificar e analisar princípios, políticas e práticas voltadas para o desenvolvimento da sociedade; Conhecer e analisar práticas de sustentabilidade que possam subsidiar a busca de soluções para problemas socioambientais; Comprometer-se com a melhoria organizacional, social e do ambiente local com vistas à sustentabilidade; Gerar modelos organizacionais fundados em princípios de desenvolvimento socioambiental sustentáveis, além de apresentar as dimensões das mudanças necessárias e o sentido de urgência que se impõe nos novos padrões de produção e consumo, em especial atenção para as questões relacionadas a mudançasclimáticas, matriz energética, utilização dos recursos naturais, preservação dos ecossistemas, desigualdade social, trabalho decente, direitos humanos, combate a corrupção e ética nos negócios, enfocando o homem e sua relação do com a natureza e o ecossistema. Visão da sequência de Fibonacci e a Proporção de Ouro (também conhecida como Meio de Ouro, Seção de Ouro e Proporção de Ouro) representada através das formas da natureza em relação ao universo.

III. CONTEÚDO PROGMÁTICO:

- Visão do contexto social e ambiental do mundo e do Brasil, referenciado à atividade econômica e à configuração das cadeias produtivas globais;
- Os fundamentos da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade, como novos modelos de organização da atividade produtiva;
- Riscos e oportunidades que o cenário socioambiental e essas novas realidades representam para as empresas;
- Mudanças necessárias nas estratégias e processos organizacionais e no comportamento da sociedade para incorporar uma nova cultura alinhada aos princípios da sustentabilidade.
- Noções dos mecanismos e procedimentos para gestão sustentável das atividades do homem frente as relações com os conceitos básicos das conexões da matemática relacionados a natureza (Fibonacci).
- Engajamento de diversos públicos (stakeholders) de interesse na relação empresa para consolidações de estratégias sustentáveis.
- Posicionamento das redes sociais como instrumento de mobilização e conscientização, comunicação e novos padrões de consumo.
- Vantagens da gestão ambiental e políticas ambientais aplicadas no dia a dia da empresa e cumprimento dos regulamentos e legislação ambiental aplicável e de outros requisitos que a organização subscreva.

III – TÉCNICAS DE COMPOSTAGEM

Soluções tecnológicas

I. APRESENTAÇÃO:
 
A Lei 12.305/2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos obriga a todos os gestores públicos de municípios brasileiros assim como geradores de resíduos do setor privado no país a demonstrar através dos seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, qual a destinação que pretendem dar aos seus resíduos.
A compostagem é um conjunto de técnicas usadas para controlar de maneira eficiente a decomposição de materiais orgânicos sendo muito indicada como Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos ou Rurais. Dentro deste contexto, se apresenta como um empreendimento lucrativo a depender do modelo de negócio utilizado podendo ser a solução ideal para os resíduos orgânicos de inúmeras cidades brasileiras. A recuperação dos resíduos orgânicos torna-se um requisito fundamental se pensarmos neles como um recurso natural secundário produzido em nossa sociedade com precisas características químicas, físicas, bioquímicas e naturais com um potencial de utilização como adubo ou fertilizante na agricultura e jardinagem.

II. OBJETIVOS:
 
Este curso tem por objetivo capacitar técnicos, estudantes, produtores rurais e o público em geral a respeito das técnicas de compostagem. A importância da compostagem para a gestão de resíduos agrícolas e domésticos. Com este conteúdo o curso irá repassar o processo de compostagem na sua complexidade, evidenciando as técnicas modernas com grande aplicação no dia a dia, tratando as questões e as suas soluções (teóricas e práticas), a partir de um ponto de vista científico capacitando profissionais a atuarem nesta área. Esta formação é dirigida a todos aqueles que pretendam valorizar os seus resíduos orgânicos através da compostagem, transformando-os num adubo natural para as plantas.
A compostagem permite ainda contribuir para a redução dos resíduos enviados para aterro, com a consequente diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, e reduzir a contaminação dos solos e dos lençóis de água.

III. CONTEÚDO PRAGMÁTICO:

1. Compostagem
- Definição e valorização orgânica
- Os agentes do processo de compostagem
- As fases do processo de compostagem
- Parâmetros e índices de evolução do processo
2. Produção de Húmus (Vermicompostagem)
- Definição, local e dimensionamento do minhocário
- Espécies de minhocas e matérias primas utilizadas
- Manejo das fases de produção
- Características e usos do material
3. Tipos de Compostores
- A compostagem caseira
4. Usos e Benefícios das Diferentes Misturas
- Sugestões de composições de misturas para os diferentes cultivos.
5. Tipos de máquinas para compostagem
6. Aplicação do composto em adubo orgânico

IV. PÚBLICO ALVO
 
- Funcionários de usinas de reciclagem e compostagem;
- Investidores interessados em projetos de tratamento de resíduos orgânicos;
- Estudantes universitários e público em geral
- Consultores na área de saneamento básico.
- Produtores rurais

ÁREA DE ATUAÇÃO:  
Os profissionais qualificado no curso de Compostagem - Soluções tecnológicas, conhecerão os fundamentos do processo de compostagem assim como do maquinário necessário para a concepção de uma usina de compostagem. Poderão trabalhar em usinas ou projetos de compostagem, ou mesmo inicializar seu projeto próprio.

Endereço

RS-239, nº 9000, Campo Bom | Brasil

Contato:

Email: contato@eccosrecyclle.com.br      
              
(51) 3049-7800